L
Texto nudging





sexta-feira, maio 04, 2007

Fado no Japão com ... Tsuquida Hideco

Tsuquida Hideco - ver sequência de FOTOS em concerto
Continuando no fado, não queria deixar passar mais um dia sem falar (para quem não conhece) de uma fadista que, no longinquo Japão, defende o fado como uma verdadeira portuguesa.

TSUQUIDA HIDECO uma linda japonesa nascida em 1951, começou a cantar em francês 30 anos depois.
Por coincidencia ( ou não), em 1982 encontrou um disco de Amália Rodrigues por cujas músicas ficou encantada.
Em 1985 deu o seu primeiro espectáculo de fado “TSUQUIDA HIDECO CONCERTO ’85 ” (Osaka Sankei Hall) e nunca mais parou.
Em 1990 gravou o seu primeiro disco (Saudade) com fados cantados em português e Japonês.
O seu ultimo trabalho discográfico data de 2005 (Fado Nocturmo) mas, pelo meio, conheceu Amália e teve uma agenda invejável (sim, também em Portugal), que passou pela televisão, concertos no Casino Estoril , Aula Magna e actuações em Grandes Noites de Fado no Coliseu dos Recreios .
Um Clube de Fado com o seu nome, foi formado no Japão em 1993 e contava com cerca de 500 admiradores.
Como se não bastasse todo um percurso invejável a senhora Tsuquida ainda 'canta', como podem ouvir aqui o exemplo do famoso fado "Lágrima"

Se a quer conhecer melhor aqui fica a sua web page oficial
.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

At 27 junho, 2007 19:20, Anonymous Anónimo said...

Obrigado por nos disponibilizares esta informação. Já ouvi o "Lágrimas".
Embora cantado num jeito peculiar, transmite, como alguns portugueses gostariam de fazer, a essência do Fado e um sentimento na voz que nos faz pensar que talvez tenha ascendentes portugueses.
Lindo.

 
At 16 novembro, 2008 20:12, Anonymous Anónimo said...

Que bem saber desta fadista!

Também ha uma mexicana que canta fado desde no 2003!!! Em palavras dum autor: " Poética Saudade Fado Belém é muito mais do que um grupo de dedicados intérpretes mexicanos de fado. É um grupo que nasce da paixão de Marcela Ortiz Aznar por Portugal e pela cultura portuguesa. Daí que mais do que uma intérprete de fado Marcela Ortiz, fundadora de PSFB, seja também um veículo de transmissão da cultura portuguesa, envolvendo-se nas malhas dessa musicalidade cultural ao cantar o destino, os amores e desamores de um povo marinheiro, campesino, artífice, urbano ou rural, suas aventuras e desventuras. Marcela Ortiz canta os poetas lusos, tem na voz a saudade, as paisagens pintadas de verde terra e de verde-mar, a saudade de quem partiu, os sonhos presentes e ausentes de cada português – Marcela Ortiz traz no seu canto a alma de Portugal, Marcela tem alma portuguesa "

passem palavra!
Obrigado!
G.Barata

 

Enviar um comentário

<< Home

em defesa da musica feita em Portugal e das artes em geral