L
Texto nudging





segunda-feira, março 02, 2009

Festival da canção 2009 ... O festival acabou??

Pois é...
Deveria estar aqui a falar sobre as artes em português e apresentar boa musica portuguesa.
mas,para o bem e para o mal,na ordem do dia está o "nosso" Festival da Canção de 2009 (e também o alternativo)
e depois como tenho a mania de ler jornais (só as gordas, claro, o tempo é curto)sempre que me preparo para falar sobre as minhas "descobertas" de boa musica feita em Portugal, eis que me "distraio" com alguns títulos no mínimo curiosos (curiosos, estão a ver não estão...!) bom, adiante.
Permitam-me então que partilhe a minha "distração"

O autor da crónica é o jornalista do DN Nuno Azinheira e, com a devida vénia, tomo a liberdade de transcrever ( sem comentários)

""A Certidão de Óbito"
Lembra-se de Dança Comigo(vem ser feliz), de Sabrina?E de Sonhos Mágicos, Liana?E de Só Sei Ser Feliz assim (MTT)?Pois,o mais certo é não se lembrar, nem tão pouco, ter uma vaga lembrança do que lhe falo.
Mas seguramente, mesmo que não goste, lembra-se da Tourada, de Fernando Tordo, ou de Silêncio e Tanta Gente, de Maria Guinot, ou de Playback, de Carlos Paião.
Esta é a verdade das coisas. Não vale a pena continuar a enterrar a cabeça na areia. A certidão de óbito do Festival RTP da Canção explica-se com a cada vez menor importância do festival no panorama musical português, com o seu reconhecimento público, e até com a sua relevância na cena televisiva nacional.
Há década e meia, o festival era um acontecimento. As revistas de TV publicavam as listas das músicas concorrentes, com um quadradinho à frente,para nós, em casa, podermos votar em família.
Era uma festa, uma partilha, uma cumplicidade, um comprometimento com o País.Hoje ninguém quer saber do festival.Os tempos mudaram e o mundo também. A televisão é hoje apenas uma parte do nosso mundo e já nada, mesmo o Benfica, nos faz ficar em casa reunidos em serão familiar.
A RTP insiste na fórmula.A final deste sábado até nem teve maus resultados de audiências, até foi um bom espectáculo telivisivo (bem realizado e encenado), mas, mesmo assim, eu não sei cantarolar a música dos Flor de Lis.
Saia-se à rua, pergunte-se pelo festival:
a única coisa que as pessoas sabem é "que estava lá a Floribella".
E perdeu.

Em Crónica de TV do Diário de Notícias de Segunda-Feira, 2 de Março de 2009

Nota do Embalando :
Por falar em Festivais passados, também se deve lembrar de Chamar a Música, de Sara Tavares, ou de Oração de António Calvário, tal como Conquistador dos Da Vinci.
Já agora tal como com o Benfica, estou convencido que já nem Sporting nem Porto ou Belenenses, nos faz ficar em casa.



E claro está, parabéns aos Flor-de-Lis que acabaram por ser escolhidos para representar Portugal na Eurovisão e que, patrioticamente iremos apoiar.


Saudações musicais... em portugues

Etiquetas: , ,

em defesa da musica feita em Portugal e das artes em geral