L
Texto nudging





sexta-feira, outubro 17, 2008

António Calvário - o eterno galã


Uma das raras lendas vivas da musica portuguesa, António Calvário, completa hoje 70 simpáticas e robustas primaveras.

Moçambicano de nascença, veio para a então Metropole com apenas 8 anos e, estava certamente destinado a mudar radicalmente o panorama da musica portuguesa.
Conta-se que "...Um engano do reitor (do colégio onde estudava), que o confundiu com outro aluno, leva-o a cantar numa festa da escola. Acabou por cantar e a sua voz foi um grande êxito. Tinha 15 anos."
"...Em 1957 concorre a uma vaga na exigente Emissora Nacional. Foi apurado à primeira, entre mais de 30 participantes, com a canção Canta Brasil."
"...António Calvário recorda-se que o primeiro cachet que ganhou foi de 50 escudos e que, nos anos da Emissora Nacional, da qual era cantor em regime de quase exclusividade, auferia 500 escudos por actuação..."
"...Em 1964, António Calvário atingiu um dos momentos mais altos da sua carreira, ao ser o primeiro representante de Portugal no Festival da Canção da Eurovisão, realizado em Copenhaga, Dinamarca. A canção apresentada foi Oração..."

Os videos seguintes representam um dos seus grandes exitos "Chorona", apresentado em forma de homenagem com um som "vinil", e a canção "Oração" ainda hoje uma balada actual, aqui, com António Calvário poderoso, em dueto.





António Calvário, Cantor, Produtor e actor de cinema, revista e teatro, está hoje de PARABÉNS pelas suas 70 invejáveis primaveras.
Que fique connosco mais umas tantas.

Biografias em macua e Wikipédia

Etiquetas: , , ,

5 Comments:

At 17 outubro, 2008 18:29, Anonymous Anónimo said...

discreto e charmoso continua um excelente cantor .parabens Antonio Calvario

 
At 25 outubro, 2008 21:37, Anonymous Anónimo said...

Parabens ao grande Antonio Calvario.
Estou curioso por ler o seu livro e desejo que o seu ultimo trabalho seja um exito, ele merece

 
At 19 novembro, 2008 15:07, Anonymous Anónimo said...

ando á procura de uma musica de antonio calvário, k pelo k m foi dito, foi proibida pelo estado nos anos 60... no meio da musica tem algo como "... se eu tivesse sorte e o poder de deus..." (algo assim,,,) alguem m sabe dizer o titulo da musica?

 
At 08 fevereiro, 2009 00:44, Anonymous Anónimo said...

É ouvindo este jovem que apresenta a Oração que podemos avaliar a grande qualidade vocal do ANTÓNIO Calvário e a amplitude da sua voz.A minha tia sua grande admiradora ofereceu-me o livro que aqui é referido.Simples como ele,bem escrito. Uma verdadeira biografia contada através de pequenas histórias que ora nos fazem rir ora nos libertam uma lágrima de ternura.O último disco ,Os melhores exitos de 1960 1966 da valentim de carvalho é uma beleza.Vale a pena ouvir.A versatididade deste cantor apanhou-me de surpresa.Quão bem ele canta o fado. que coisa linda!O que fazem as rádios deste pais?

 
At 08 fevereiro, 2009 00:53, Blogger Unknown said...

Diana ,vou tentar saber o nome da canção.Se foi proíbida nos anos 60...é possível que não esteja editada.Mas talvez te consiga dar uma pista.Tenho alguns discos do António Calvário e vou fazer pesquisa."Mi aguarda"

 

Enviar um comentário

<< Home

em defesa da musica feita em Portugal e das artes em geral